Browse By

Cacoal tem programação voltada para o enfrentamento às hepatites virais

Com objetivo de conscientizar a população sobre a detecção e tratamento das hepatites virais, a Prefeitura de Cacoal por meio da Semusa realizou ontem (quarta-feira 13) abertura oficial da campanha JULHO AMARELO. Durante o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificarão as ações de enfrentamento da doença. A realização de testes rápidos para detecção de Hepatites, B e C, Sífilis e HIV, são algumas das medidas que serão desenvolvidas no período.
Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde Ivani Gromann, os testes rápidos já são realizados nas UBS, mas durante a campanha o número coleta deverá ser expandido.
“Durante todo o mês as oito Unidades Básicas de Saúde do município estarão com programação especial voltada para o enfrentamento às hepatites virais, pois nossa intenção é conseguir que as pessoas façam os testes rápidos e fazer com que os pacientes crônicos voltem para as unidades para continuarem sendo acompanhados”, relata.
Ainda de acordo com Ivani, o município já notificou 1.173 pacientes com resultados positivos para hepatites, desses 423 são crônicos, e carregam o vírus dos tipos B e C. Também há110 pessoas portadoras de HIV que são acompanhadas.

Resgatar

“Esse é um dado que nos preocupa muito, pois temos uma estatística que mostra que a cada 12 pessoas, um é portador do vírus do tipo B ou C, e não sabem. Por isso nossa meta é detectar mais e resgatar esses pacientes crônicos para que retomem o tratamento, que hoje pode chegar a 97% de cura para a Hepatite B e até 93% para o tipo C”, conta.

Deixe uma resposta