Browse By

Agricultura familiar consolida Rondônia como um dos maiores produtores da região Norte

Anualmente, em 25 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Agricultura Familiar. A data faz coro aos debates promovidos em 2014 pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, definido pela ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Em Rondônia, os agricultores familiares são mais de 80% dos produtores rurais responsáveis por consolidar o Estado como maior produtor de café da região Norte, quinto maior do Brasil e o segundo maior na variedade conillon. A produção de cacau também desponta entres as três maiores do País, sendo a segunda maior da região.
Conforme o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, o objetivo do governo é levar condições para que os produtores da agricultura familiar possam manter uma vida digna em suas propriedades. “O Governo do Estado tem executado programas, como o Cartão Mais Calcário, PAA, Titulação Rural, Agroindústria Familiar, Crédito Fundiário, Câmaras Setoriais, Pró-genética e Microcrédito Rural, com o objetivo de incentivar o aumento da produtividade e fixação do produtor no campo”, destacou

Produtos

Padovani disse, ainda, que a agricultura familiar é responsável pelo alimento que temos em nossas mesas. “O alface, tomate, feijão, carne, a polpa de fruta, banana, os embutidos, o queijo, entre outros. É grande a variedade de produtos que temos à nossa disposição produzidos pela agricultura familiar em nosso Estado”, salientou.
“São famílias como a do senhor Vagner Antônio Moterle, Almiro Caldeira dos Santos, Edson de Souza Novelli e Vagner Silva Migliorini que vêm transformando Rondônia em um celeiro agrícola, com sustentabilidade e responsabilidade socioambientais”, reforçou Padovani.

Deixe uma resposta