Browse By

Lideranças de Cujubim querem região incluída na alteração do Zoneamento

A inclusão de áreas no município de Cujubim, no Vale do Jamari, na alteração na lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, foi solicitada por Emerson Bonfá e Jaibas Rodrigues, lideranças de associações rurais do município, ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho.
Segundo o relato de Bonfá e Rodrigues, a região já não possui as características de área de reserva florestal, tendo sido ocupada por cerca de 3 mil famílias, a maioria sobrevivendo da agricultura familiar, em pequenas propriedades.
“A exemplo de outras regiões de Rondônia, essa área já é ocupada de forma pacífica por famílias de trabalhadores, que retiram da atividade agropecuária a sua subsistência”, destacou Maurão.
Emerson é presidente da Asspromut, que reúne cerca de 60 famílias na linha CA04, na gleba 01.
“Cultivamos banana, café e cacau, além de gado de leite. Vivemos do nosso suor e queremos permanecer na área, produzindo, mas com a documentação certinha, que nos dá segurança pra trabalhar”, observou.

Encontro

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Sales, esteve presente ao encontro e disse que a pasta analisará esse e outros pedidos de inclusão que já foram apresentados.

Deixe uma resposta