Browse By

Barco hospital do Estado é inaugurado com festa em Guajará

A inauguração do barco hospital Walter Bártolo, ontem (16), em Guajará-Mirim, foi marcada por demonstrações de civismo e por dois anúncios que fortalecerão a parceria entre Brasil e Bolívia na área de saúde. A instituição do programa Mais Médicos para médicos bolivianos e a garantia de que os vizinhos têm contribuições concretas na missão são as novidades. “Vamos contribuir com pessoal, medicamentos e parte do combustível”, disse Ingrid Loreto Zabala, representante do governador do Departamento de Beni.
Oficialmente, o barco é a Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo. Vai levar, com uma tripulação formada, na maioria por profissionais que residem em Guajará-Mirim, determinação e compromisso com a saúde dos ribeirinhos dos rios Mamoré e Guaporé.

Contribuição

O governador Confúcio Moura, que idealizou o projeto e acompanhou toda a execução, foi homenageado pela delegação do boliviana que veio ao Brasil para a inauguração do barco. A contribuição brasileira com a saúde dos vizinhos é um marco nas relações com os bolivianos e e isto ficou claro durante o cântico dos hinos dos dois países.
Os bolivianos, orgulhosos, ergueram o braço esquerdo e apoiaram a mão direita sobre o peito enquanto cantavam o hino. Os brasileiros entoaram forte cada palavra do hino nacional. Uma demonstração de orgulho compatível com povos irmãos separados apenas pelo rio Mamoré.

Deixe uma resposta