Browse By

Fiero debate integração de negócios com comitiva de autoridades peruanas

Como parte da programação da II Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro), que segue até amanhã (domingo), na capital, a Federação da Indústria do Estado de Rondônia (Fiero) promoveu ontem, em sua sede, um encontro de negócios com a comitiva do Peru.
Na pauta, a discussão da quebra de barreiras tarifárias e alfandegárias, e principalmente o debate sobre a necessidade de os produtos rondonienses entrarem direto para o Peru, via fronteira do Acre, e vice-versa.
Presente ao encontro, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), observou que a Portoagro ganha esse contorno internacional, aproximando governos, mas também empresários dos dois países.
“Rondônia tem uma força enorme no setor produtivo, mas temos outros produtos que podem ser comercializados, expandindo a nossa indústria e abrindo novos mercados. E o Peru é um grande mercado consumidor vizinho nosso”, completou.
O governador em exercício, Daniel Pereira (PSB), ressaltou que hoje, o comércio entre Rondônia e o Peru se dá com o transporte de produtos até São Paulo, por exemplo. “Precisa mudar essa logística, pois com certeza encarece o produto rondoniense, e também o peruano, quando chega ao consumidor final, em razão dessa distância. É preciso fazer esse comércio direto, via terrestre pelo Acre, ou via área, partindo de Porto Velho”, especificou.
Palestra
Maurão foi recepcionado pelo presidente da Fiero, Marcelo Thomé, e acompanhou a palestra do ministro do Comércio Exterior do Peru, Antônio Castillo, que abordou temas como a logística e as barreiras tributárias.
A Assembleia apoia a realização da II Portoagro, destinando emenda coletiva de R$ 355 mil para o evento, cuja finalidade é favorecer a expansão do agronegócio da capital e de Rondônia.

Deixe uma resposta