Browse By

Ampliação de esgoto atende mais de 15 bairros em Cacoal

Ampliação da rede de esgoto está em fase de conclusão em Cacoal e já está em funcionamento parcial através da elevatória utilizada para bombear o esgoto até estação de tratamento. O serviço de esgoto sanitário da Bacia C beneficiará mais de 15 bairros do município.
Atualmente, Cacoal apresenta a um dos melhores índices da Amazônia em cobertura de esgoto sanitário. Com as novas ligações o percentual chegará a 90%. “A obra da Bacia C é executada pela secretaria de Meio Ambiente e partir de hoje a empresa responsável está entregando parcialmente a obra, ou seja, o que tiver pronto já vai ser entregue e isso vai contemplar mais de 3000 residências”, afirma o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Luiz Carlos Katatal.
Comprometimento
De acordo com Katatal, com essa obra Cacoal se destaca como a única da região Norte com quase 100% de esgotamento Sanitário. Para o secretário de Meio Ambiente Mateus Lourenço isso é resultado do comprometimento da Prefeitura com a população de Cacoal. “Podemos dizer que o município tem feito o dever de casa e ainda faz um trabalho pró-ativo pensando em mais 30 anos de planejamento de saneamento básico. Temos técnicos capazes e especializados para fazer o acompanhamento de toda obra”, revela o secretário municipal
A obra só foi possível graças ao esforço e persistência do prefeito Francesco Vialetto, que conseguiu alocar em torno de R$ 19 milhões de recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, com contrapartida da prefeitura.
Abrangência
Ainda de acordo com Katatal, mais de 3500 residências de parte dos bairros Brizon, Novo Cacoal, Arco Iris, Jardim São Pedro I e II, Josino Brito, Parque Fortaleza, Habitar Brasil, Halley, Nova Esperança, Bela Vista, Vista Alegre, Jardim Bandeirantes, Jardim Itália, Limoeiro e Novo Horizonte, serão beneficiadas com a obra. “Essa é uma obra de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico do município, tendo em vista que inúmeras doenças são causadas pela falta de saneamento básico” lembrou Katatal.
Nova direção
Na ocasião o prefeito Franco enalteceu o trabalho realizado por Luiz Carlos Katatal à frente da autarquia municipal –  que deixa o cargo para assumir como secretário adjunto do DER a partir de 1 de setembro. Foi anunciada a nomeação de José Luiz de Souza Leite como presidente. Esta é a primeira vez em que um servidor efetivo  do SAAE ocupa o cargo na presidência.

Deixe uma resposta