Browse By

Capacitação garante a lisura nas contas de luz

Dez servidores do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) participaram do Treinamento de Verificação de Medidor de Energia Elétrica no novo laboratório em fase de conclusão de instalação nas dependências do órgão.
A capacitação, realizada na quinta e na sexta-feira, faz parte do processo para funcionamento do laboratório, que após aprovação do Inmetro, irá atender à demanda de verificações de medidores de todo o estado. Segundo a Eletrobras Rondônia, a demanda reprimida do serviço é de mais de 18 mil verificações.
Ministrando parte do treinamento teórico e prático aos servidores, o pesquisador do Inmetro Rodrigo Ozanan deu orientações sobre a Resolução 414/2009, da Aneel, no que diz respeito à verificação de medidores, e ainda o técnico em Metrologia e Qualidade do Inmetro, Henrique Alves, também explicou aos participantes sobre as Portarias 285/2008 (sobre medidores eletromecânicos de energia elétrica) e 587/2012 (sobre medidores elétricos de energia elétrica).
Na teoria, os profissionais repassaram ainda aos servidores os princípios de funcionamento do laboratório, com todo o processo e sistemática que devem ser obedecidos para a qualidade do serviço, além da emissão de relatórios finais. “Nesta primeira fase já estamos adiantando todos os procedimentos necessários, e no próximo ano, quando deve ser incluído também o trabalho de perícia, teremos outra capacitação”, explicou Ozanan.

Deixe uma resposta