Browse By

Fórum estadual debate a prevenção ao câncer de mama e do útero

Das 14,2 mil mulheres que morreram no País em 2013, vítimas de câncer de mama, 33 eram de Rondônia, revela estatística do Sistema de Informações de Mortalidade do Datasus.
Em Porto Velho, o Instituto Nacional de Câncer estima 80 novos casos por ano, e em Rondônia, 200. No Brasil, totalizaram mais de 57,1 mil casos em 2015.tabela-saude-mulher
Quarta-feira (28), a partir das 8h, no auditório do Rondon Palace Hotel, a Sesau promoverá o Fórum Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher, informou a coordenadora de Saúde da Mulher na Gerência de Programas Estratégicos, Clenilda Aparecida dos Santos.
Sensibilização
Uma vez mais, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) pretende sensibilizar a sociedade, especialmente as mulheres, a respeito da importância da detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.
Aprendizagem
Começou nesta segunda-feira (26) e irá até o dia 30 de setembro a marcação (agendamento) de exames de mamografia.
“Queremos aprofundar a aprendizagem e subsidiar os participantes, especialmente gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Clemilda Aparecida.
Participarão: acadêmicos do curso de enfermagem, professoras, produtoras rurais, e público em geral. “Mulher, cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, é o mote do Fórum no qual falarão gestores e profissionais de saúde pública.

Deixe uma resposta