Browse By

Escola do Legislativo apoiará implantação de projeto de reciclagem de lixo

Dirigentes da cooperativa de reciclagem e da empresa IdeFlora estiveram nesta semana na Escola do Legislativo em busca de apoio para a implantação de amplo projeto de reciclagem de lixo nos municípios rondonienses. Eles foram recebidos pelo diretor, César Licório, que se comprometeu em apoiar nos estudos necessários ao projeto e levar o tema à Assembleia em busca de recursos.

Joaci da Silva, presidente da cooperativa, explicou que a reciclagem em Rondônia é incipiente e setorial. “Algumas empresas reciclam papelão, outras alumínio, mas diversos resíduos sólidos são despejados em lixões ou aterros sanitários que logo estarão saturados”.

O diretor da IdeFlora, Antônio Alexandre de Azevedo citou o ferro, óleo, água e até o gás gerado pelo lixo como exemplos do que pode ser reciclado. Segundo ele, todos os resíduos são recicláveis e isso significa emprego, atividade econômica e proteção ambiental.

Qualificação

Licório disse que a instituição tem profissionais competentes para elaborar os estudos necessários. “Embora o objetivo principal seja a qualificação do servidor do Legislativo, não podemos esquecer que a Escola é uma instituição da Assembleia e o Poder Legislativo atua na defesa dos interesses da sociedade”.

César Licório adiantou que já levou o assunto ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB). “Ele demonstrou grande interesse, principalmente porque a maioria das prefeituras de Rondônia, em especial as pequenas, não consegue lidar com os resíduos sólidos. O presidente Maurão citou até as constantes prorrogações da Lei Nacional de Resíduos Sólidos que previa até agosto de 2014 o fim dos lixões”.

Os dirigentes agradeceram ao diretor da Escola do Legislativo e enfatizaram que o apoio será muito importante na elaboração do projeto, devido a sua complexidade técnica e jurídica, e também na busca por recursos.

Deixe uma resposta