Browse By

Abertura dos Jogos Escolares de Rondônia em Vilhena tem atração nacional neste sábado

O jogador de vôlei de praia Emanuel Rego; e Edgar Hubner, um dos gerentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), confirmaram presença na cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), marcada para este sábado, às 20h, em Vilhena. A solenidade oficial da etapa estadual juvenil dos Jogos acontecerá no Ginásio de Esportes Jorge Teixeira, com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Eleito um dos melhores de todos os tempos pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Emanuel Rego foi o escolhido para participar da etapa juvenil em Vilhena. No histórico, Emanuel Rego registra participação em cinco Jogos Olímpicos – Atlanta, 1996; Sydney, 2000; Atenas, 2004; Pequim, 2008 e Londres, 2012. Ele é também o maior vencedor do Circuito Mundial, suplantando o americano Karch Kiraly.

No encerramento da fase infantil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em João Pessoa (PB), Edgar Hubner, do COB, disse que vários talentos foram despontados no cenário esportivo nacional. “Mais importante, entretanto, é dar oportunidade de inserção a um número cada vez maior de jovens ao esporte”.

Participação

Os Jogos Escolares de Rondônia – fase Juvenil, de 15 a 17 anos, contam com a participação de 46 municípios e um total de 1.929 participantes de 178 escolas, entre atletas, técnicos, professores e coordenadores. Até o encerramento dos jogos em Vilhena, no dia 17, serão disputadas 11 modalidades entre individuais e coletivas.

A competição iniciará nas modalidades individuais simultaneamente com o vôlei de praia, atletismo, ciclismo, judô, tênis de mesa e xadrez. Já nas coletivas do vôlei, basquete, futsal, handebol e futebol as partidas começam em Vilhena na quarta-feira (12) e realizam as finais na segunda-feira (17).

Parceria

O Joer é o maior evento esportivo estudantil de Rondônia e conta com a parceria da prefeitura de Vilhena. É por meio dele que ocorre a classificação dos atletas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo COB, e que será realizado de 10 a 19 de novembro também na capital paraibana.

“O Joer propicia aos jovens a oportunidade de participar na construção da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade, cultura da paz entre os povos”, disse o professor Ítalo Aguiar, gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pasta responsável pela organização dos Jogos Escolares.

Deixe uma resposta