Browse By

Em Ji-Paraná, a saúde do homem também entra em destaque

A programa “Saúde do Homem”, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Ji-Paraná, inaugurou ontem sua segunda fase, com palestra sobre o tema hipertensão e diabetes, no CRAS do Jardim dos Migrantes. Os temas abordados se manifestam com muita frequência no público masculino.

As ações do programa têm sequência nesta terça-feira (11), no próprio CRAS, com atendimento médico aos participantes.

Organizado desde 2014 o “Saúde do Homem” promoveu  até o  momento 28 palestras, com muitos resultados práticos e gerando números expressivos, o que demonstra que ele foi bem aceito pela população. Desde o início ele atraiu a presença de 555 homens, que foram encaminhados para 312 consultas e que, por sua vez, geraram solicitações de 380 exames. Esta demanda também foi responsável pelo agendamento de 72 atendimentos psicossociais a 190 famílias. Neste período estiveram no CRAS ministrando as palestras 10 médicos, 12 enfermeiros e outros 12 palestrantes de áreas ligadas à Saúde. A palestra mais concorrida foi sobre câncer de próstata, o que levou os homens a solicitar 45 exames que confirmaram 12 casos positivos, todos encaminhados para o início do tratamento.

“Para esta etapa esperamos praticamente dobrar o número de atendimentos e atingir cerca de mil homens desta vez”, explica o assistente social José Maria Alves Costa, um dos coordenadores do programa. Outra novidade para a nova fase será palestras também em outras áreas da Prefeitura. “Como houve muito interesse, e dada a importância dos temas das palestras, queremos descentralizar o programa”, completa José Maria.

Deixe uma resposta