Browse By

Governador debate sistema previdenciário em Brasília

Governadores de 15 estados da federação reuniram-se nesta terça-feira (11),  na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em Brasília,  para debater a proposta  previdenciária pública  dos estados.

A reunião que durou aproximadamente duas horas teve a participação do economista e ex-secretário de assuntos econômicos do  Ministério do Planejamento Raul Veloso, que explanou a situação  econômica dos entes federativos.

Raul Veloso expôs a situação dramática da previdência nos estados e ofereceu sugestões de médio e longo prazos para que os governadores façam adequações nas legislações, de maneira que todos possam melhorar de  forma equilibrada  e sustentável a situação que se encontram.

Polêmico

O governador Confúcio Moura, que faz parte do Fórum Permanente de Governadores, disse que o assunto é polêmico e é indispensável para equilibrar as contas públicas.  Confúcio Moura disse que irá ler o material apresentado na reunião e posteriormente convidar o ex-secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim, para ajudar Rondônia  a apresentar um modelo que possa “salvar” as contas públicas do gigantesco déficit previdenciário.

“Todos os Estados estão preocupados,  e realmente precisando de uma luz. O assunto é anti-popular, de difícil enfrentamento com os sindicatos, mas tem que ser enfrentado “, enfatizou Confúcio Moura.

Além de Rondônia, participaram da reunião, os governadores do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Deixe uma resposta