Browse By

Comissão debate com governo implantação de ensino técnico

Sob a presidência da deputada Lúcia Tereza (PP), a Comissão de Educação e Cultura (CEC) recebeu na manhã desta quarta-feira (9) representantes do governo do Estado que expuseram o plano para implantação e oferta de cursos técnicos profissionalizantes no Estado.

O representante da Coordenadoria Técnica Legislativa (Cotel), Helder Risler, disse que Rondônia sempre foi carente de cursos profissionalizantes. Segundo ele, no Brasil sempre se incentivou a formação em cursos superiores e mataram os cursos técnicos. Enquanto isso, no Japão, exemplificou, os cursos técnicos são mais procurados que os superiores. Informou que o governo do Estado vai encaminhar projeto a Assembleia para a implantação dos cursos técnicos profissionalizantes.

Questionado, informou que os custos já estão previstos no Orçamento de 2017 encaminhado à Casa e que a ideia é transformar a escola Abaitará, localizada em Pimenta Bueno, em polo técnico que a partir dela irá estruturar o ensino técnico em todo o Estado.

Essencial

O diretor da escola Abaitará, professor João Faria, disse que a formação profissional é essencial para absorver a demanda de mão de obra com qualificação. O governo sempre foi demandante de mão de obra, mas nunca formou.

O projeto a ser encaminhado, informou João, irá transformar a escola Abaitará em um polo formador, que através de pesquisas, respeitando o plano econômico do Estado para atender especificamente cada região, buscará parceiros, com a finalidade de ofertar cursos próprios e a futura implantação de escolas técnicas.

A ideia contou com o apoio da deputada Rosângela Donadon (PMDB), Aélcio da TV (PP) e Adelino Follador (DEM). A presidente da Comissão, Lúcia Tereza agradeceu a participação e compartilhamento da informação para que a Assembleia possa colaborar com esta demanda em apoiar cada vez mais a educação e formação dos nossos cidadãos.

 

Projeto

Foi entregue para relatoria ao deputado Ribamar Araújo, o Projeto de Lei 064/16, de autoria do deputado Jesuíno Boabaid, que concede Medalha de Mérito Legislativo ao juiz Juacy dos Santos Loura Júnior.

Deixe uma resposta