Browse By

Salas de Vacinas das UBS de Porto Velho serão informatizadas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com o Ministério da Saúde implanta em todas as Unidades básicas de Saúde do município de Porto Velho equipamentos como: caixas de gabinete (CPUs), monitores, teclados, mouse, nobreaks (garante o fornecimento de energia nos equipamentos a ele conectado caso o fornecimento de energia seja interrompido) e também uma impressora.

Além dos equipamentos, também será implantado a informatização de um sistema em todas as salas de vacinas da capital. Por determinação do secretário municipal de saúde, Domingos Sávio, esse novo sistema, a princípio, deverá ser implantado até o dia 31 deste mês em todas as Unidades Urbanas.

Com a instalação desse programa as necessidades e demandas serão supridas, armazenando os dados desses usuários da rede municipal, que facilitará a busca das informações dos pacientes que por ventura tenha perdido seu cartão ou não o atualizou.

Atualmente, os dados são em arquivos físicos, ou seja, papel impresso (cartão espelho) o que gera risco de perda ou extravio, tanto por parte do paciente quanto das Unidades, em consequência de reformas ou mudanças.

De acordo com Valdir Alves, enfermeiro da Divisão de Imunização da Semusa, todas as informações relacionadas ao esquema vacinal do paciente serão enviadas para o banco de dados do Ministério da Saúde a cada semestre. “Estamos realizando um sonho que parecia impossível, deixar de utilizar o material físico, que já não tínhamos mais onde guardar tanto papel, e a partir da instalação desse sistema informatizado ganharemos tempo, espaço e evita que os pacientes repitam as doses de vacinas”, comemora Valdir.

Deixe uma resposta