Browse By

Jean diz que Executivo acertou em contrato de dragagem

O deputado Jean Oliveira (PMDB) elogiou o Executivo Estadual pelo contrato que assinou juntamente com  o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella,  que possibilitará,  a partir de 2017, a dragagem do rio Madeira, transformando o trecho de Porto Velho a Manaus efetivamente em uma hidrovia. O fato ocorreu quando da vinda do ministro a Porto Velho, no último dia 3.

Jean Oliveira, mesmo sabendo tratar-se de uma obra de responsabilidade da esfera federal,  sempre lutou pelo seu acontecimento devido sua importância para Rondônia e sua capital, Porto Velho. Lembra que em março de 2015 apresentou indicação na Assembleia Legislativa reivindicando do Governo do Estado que cobrasse do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e da bancada federal de Rondônia a continuidade e maior celeridade nas obras de dragagem do rio Madeira no trecho compreendido de Porto Velho até sua foz no rio Amazonas.

Histórico

O deputado também lembrou que em 07/08/2014 o Portal Brasil (o portal do Governo Brasileiro) publicou que a  “Dragagem do rio Madeira será iniciada até 5 de setembro”, no caso, de 2014.

O parlamentar disse que desde à época se está esperando a realização da dragagem   na extensão dos 1.086 quilômetros da hidrovia do rio Madeira. A assinatura do contrato, à época, ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos. A assinatura do contrato que possibilitará a dragagem do rio Madeira, a partir de 2017, segundo o deputado, é uma importante conquista do Estado de Rondônia, uma vez que a hidrovia do rio Madeira é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho e a sua foz no rio Amazonas (AM). “Esperamos que desta vez realmente a obra seja realizada”, disse o deputado.

Quando apresentou a indicação na Assembleia, em março de 2015,   cobrando do governo a dragagem, o deputado dizia que esse trabalho não podia continua parado ou  ficar parado ou numa  lentidão quase parando.

“Estamos acreditando que dessa vez a dragagem da hidrovia do rio Madeira saia.  Estamos esperando já um bom tempo. Esperamos que não aconteça,  o que está ficando comum no nosso Estado, com relação a algumas obras federais, ou não acontecem ou acontecem pela metade”, disse o deputado Jean Oliveira.

Deixe uma resposta