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Em um ano, Tudo Aqui de Porto Velho realiza mais de 230 mil atendimentos

Humanização, agilidade, conforto e eficiência. São estes os valores que norteiam a gestão da Central de Atendimento ao Cidadão – Tudo Aqui, em funcionamento desde 27/11/2015 em moderno prédio no centro de Porto Velho, onde pelo menos 142 serviços públicos são oferecidos por 20 instituições. No primeiro aniversário, o Tudo Aqui realizou 232.630 atendimentos.

O Tudo Aqui acolhe pessoas que procuram resolver problemas de forma mais rápida, como a dona de casa, Cleudice da Silva Guilherme, 33 anos. Pela primeira vez no Tudo Aqui, na manhã dessa terça-feira (22/11), ela aguardava no guichê do 2º andar a vez de ser atendida pelo defensor público para reaver a pensão alimentícia do filho de 12 anos. Às 10h estava prestes a ser atendida, após uma espera que, segundo ela, estava na normalidade.

“A procura pelos serviços cresce”, disse a coordenadora estadual, Adriana Emília Baptista, explicando que já passam de 1,8 mil atendimentos diários, das 7h30 às 18h. “Muitos não sabem que temos atendimento à tarde, por isso o usuário pode escolher o horário, não há necessidade de vir muito cedo”, destacou o gerente regional, Cléber Souza Filho, que supervisiona de sua sala em um monitor, pelo sistema Siga Net, o trabalho feito pelos atendentes.

Reprodução

O sistema é uma reprodução da Central de Atendimento Oca, de Rio Branco (AC), e nele, na coluna status, é possível acompanhar se o atendente está ocioso (quando efetivamente não há  nenhum usuário para atender ou está em pausa para o banheiro ou o lanche), em atendimento ou aguardando, condição em que está finalizando um processo até chamar outro usuário.  Este controle não havia quando da época em que a centralização de serviços públicos funcionava como Shopping Cidadão.

Informações

Na rotina do dia a dia, Souza Filho acompanha o SigaNet que além do status traz as informações do guichê, do tempo de atendimento, da senha e do nome dos atendentes. Quando visualiza alguma demora anormal no fluxo de atendimento se desloca para um dos pisos a fim de ver o que está ocorrendo.

Agilidade

Com ambiente climatizado e mais agilidade, o Tudo Aqui resulta de investimentos que foram feitos com recursos provenientes de subcrédito social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do estado e do consórcio Santo Antônio Energia. A estrutura física abriga auditório para 40 lugares, praça de alimentação, sala de convivência com poltronas para descanso e banheiros equipados com vestuários que contam com armários, havendo instalações que facilitam a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência e elevadores.

Trabalham no Tudo Aqui 45 pessoas de empresa terceirizada que mediante licitação faz a triagem, entrega de senhas e recepção. Outros 19 são servidores do estado, a maior parte da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), à qual o Tudo Aqui é vinculado.

Serviços:

Estão presentes também no Tudo Aqui a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Eletrobras, Departamento Estadual de Rodagem (DER), Delegacia Interativa, União Rondoniense de Estudantes (Ures), Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae), Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), Junta Comercial do Estado (Jucer) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

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