Browse By

Biblioteca de Porto Velho tem 5 mil novos livros

Clássicos da literatura, títulos da história regional, livros técnicos e ainda obras de Machado de Assis, Jose de Alencar, Jorge Amado, entre outras referências da literatura, são osnovos livros da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles. A recente  compra de mais de 5 mil unidades é avaliada em R$60 mil. As novidades já estão disponíveis para empréstimo.

Os novos foram classificados, catalogados, etiquetados e carimbados para serem arquivados nas estantes conforme a Classificação Decimal Dewey (CDD), utilizada pela Francisco Meirelles para recuperação e organização eficaz, facilitando o acesso ao livro. Para a bibliotecária do município, trata-se de uma conquista. “Fazia tempo que não disponibilizávamos livros novos adquiridos pela própria biblioteca e existe necessidade de atualizar o acervo. Os nossos livros são bastante velhos, a renovação é até um meio de atrair usuários”, disse Laiane Rodrigues.

Demandas

biblioteca-pvh-adson-muniz_2000A escolha dos títulos, segundo o diretor  Adson Muniz, baseou-se na demanda. Hoje como muitos utilizam o espaço para a preparação de concursos públicos, esta foi uma das preocupações. “Há cerca de 12 anos a biblioteca não recebia uma compra motivada pelo poder público municipal e foi uma resposta ao anseio da comunidade essa renovação, principalmente na área de concursos. Nós adquirimos muitos livros ligados a essa área de direito administrativo e direito constitucional e ainda há uma demanda grande, de livros regionais que falam da história da Amazônia, da nossa própria história, da nossa cultura”, comentou ao agradecer a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pelo recurso disponibilizado. “Foi uma avanço muito grande essa compra e a gente agradece essa sensibilidade da secretária e do prefeito com o nosso importante espaço  de cultura e de informação”, comentou o diretor.

Vale lembrar que o empréstimo é permitido somente a usuários cadastrados junto a biblioteca. Para se cadastrar, basta apresentar um documento pessoal com foto e um comprovante de residência. No primeiro empréstimo,  o requerente pode levar um livro pelo prazo de 7 dias, podendo ser renovável por mais 7. Já no segundo, ele pode levar até dois livros, também pelo mesmo prazo. Laiane reforça que é extremamente importante fazer a devolução dentro do prazo. A estimativa é de que em torno de 5 mil livros estejam perdidos. “A devolução é importante para que todos tenham o mesmo acesso”, concluiu a bibliotecária.

Deixe uma resposta