Browse By

Lazinho da Fetagro entrega título honorífico a Dom Antônio Possamai

A tarde desta segunda-feira (5) foi marcada pela realização de Sessão Solene, no Plenário da Assembleia Legislativa, para entrega de título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao bispo Dom Antônio Possamai, por indicação do deputado Lazinho da Fetagro (PT).

O parlamentar agradeceu ao religioso pelos ensinamentos e lutas pela democracia, pela terra e pelos direitos dos cidadãos. Afirmou que com Dom Antônio aprendeu o verdadeiro sentido da palavra oração, “orar e agir”, onde levaram a palavra de Deus para fora das paredes da Igreja.

“É com muito carinho e respeito que o recebo agora, aqui na Assembleia”, afirmou Lazinho. Disse ser sabedor de sua humildade e que mesmo sendo ameaçado de morte, poderia ter recuado e não o fez. “Este é o primeiro título que concedo nestes dois anos de mandato. Não sei se haverá outro, mas agradeço muito pelo senhor estar aqui”.

Religiosos

O religioso José Aparecido de Oliveira, cantou a Dom Antonio Possamai, canção feita em sua homenagem. Também foram apresentados dois vídeos. O primeiro, produzido pela Arquidiocese de Ji-Paraná onde autoridades e religiosos da cidade prestam sua homenagem. O segundo, homenagem pessoal do senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Após receber a honraria do deputado Lazinho, o agora Cidadão do Estado de Rondônia, Dom Antônio Possamai disse que recebeu tanta homenagem e palavras bonitas que nem sabia que tinha feito tanto. “Sinto honrado e agradecido pelo título recebido”, argumentou.

Dom Antônio narrou sua trajetória desde quando foi trabalhar como padre no Nordeste. Em Rondônia desde 1983, falou das dificuldades vivenciadas, onde como Bispo, que tem a missão de ser pastor do rebanho, teve de sepultar muitas vítimas da violência, ou de pistoleiros ou do abandono.

“Muito obrigado, deputado Lazinho e a Assembleia que aprovou esta moção” e pediu a Nossa Senhora para que dê “graças e bênçãos e que vocês como legisladores sejam sempre os bons pastores deste rebanho”, finalizou.

Deixe uma resposta