Browse By

Moradores de Parecis reconhecem o valor do asfalto para a saúde e progresso

A entrega de cinco quilômetros de asfalto urbano e o anúncio do início da pavimentação de outros cinco em Parecis, nessa quinta (15), movimentou as rodas de conversa na pacata cidade.

A mineira Denir Antunes e a paranaense Nair Gonçalves Machado são amigas de infância e trabalham juntas. A primeira é dona de um hotel e de um restaurante e a segunda é funcionária dela. Ambas se conheceram há 32 anos, quando a população da localidade não passava de cinco famílias.

“O asfalto traz progresso, melhora o ambiente comercial dos negócios”, refletiu Denir ao experimentar a via asfaltada na porta do comércio. “É sem dúvida muito boa uma rua asfaltada. Até pouco tempo a poeira e o barro eram comuns aqui. Esse tempo passou”, disse Nair, lembrando da época em que até as onças faziam parte do simples cenário de Parecis.

Valoriza o imóvel

Binadir Borges trocou a vida no campo pela da cidade. Ele vendeu uma chácara em São Felipe do Oeste e investiu em um comércio de panificação e sorvetes em Parecis há nove anos. “O asfalto valoriza o imóvel e significa mais saúde para as pessoas. A qualidade desse asfalto feito é melhor que a ‘casca de ovo’ que tinha antes na avenida”, comparou o comerciante, instalado na avenida Carlos Gomes.

Estudantes da Escola Estadual Benedito Gonçalves, Kaike Sousa, Leonardo Machado e Kaique Mathias também opinaram sobre a importância do asfalto nas ruas. Kaike Sousa, 14 anos, que pretende estudar agronomia e cuidar dos interesses do pai no sítio que fica há dois quilômetros da cidade, relaciona o asfalto na porta da casa dele como sendo um benefício valorizador do imóvel. “Agora meu pai vai poder vender a casa a preço melhor”, articula o menino do 7° ano.

Interessado em ingressar no serviço público, Leonardo Machado, 13 anos, associa o asfalto ao bem-estar econômico da comunidade. “Ruas esburacadas só servem para danificar bens, como carros, motos, entre outros. O asfalto representa economia para todos”, ponderou o estudante do 6° ano.

Ácaros

Kaique Mathias, 14 anos, compara o asfaltamento à saúde. “Asfalto quer dizer saúde. A poeira traz ácaros, alergias, sérios problemas respiratórios e pulmonares”, citou o garoto do 8° ano do Ensino Fundamental, que já planeja estudar medicina veterinária.

O governador Confúcio Moura entregou cinco quilômetros de asfalto urbano e anunciou que vai atender aos pedidos populares e asfaltar mais cinco quilômetros das atuais vias urbanas de Parecis a partir de 2017, deixando a cidade 100% asfaltada.

A única via pavimentada com asfalto na cidade era a avenida principal, a Carlos Comes, e estava deteriorado há anos.

Deixe uma resposta