Browse By

17° Brigada promove campanha Natal Solidário Irmãos de Sangue para reforçar a Fhemeron

Todo ano nesta época o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) fica baixo devido ao aumento de ocorrência de acidentes de trânsito. Com o objetivo de sensibilizar os militares, o comando geral da 17° Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho, lançou a 1° Campanha Natal Solidário, Irmãos de Sangue, em que os militares procuram a Fhemeron para fazer a doação de sangue.

Blood donation clinic

O major Lucídio Lopes da Silva Júnior disse que a campanha teve início no dia 19 e vai até o dia 30 de dezembro. Diariamente, cerca de 20 militares vão à Fundação para doar. “A campanha tem por objetivo sensibilizar os militares, bem como a sociedade como um todo”, afirmou o major Lucídio. Ele também mencionou a preocupação que existe neste período de festa onde o consumo de bolsas de sangue é maior, em virtude dos acidentes de trânsito que também aumentam.

Iniciativa

O soldado Brian Moraes Bandeira disse que se sente bem sendo doador de sangue, pois sabe que seu gesto irá ajudar outras pessoas e elogiou a iniciativa da campanha Irmãos de Sangue porque mobiliza um número grande de doadores em um curto espaço de tempo. Ele também incentivou outras pessoas a doarem. O soldado Sony Anderson dos Santos Souza disse que a iniciativa da campanha é muito positiva, pois vai reforçar o estoque de sangue da Fhemeron em um momento em que o consumo aumenta.

A assistente social Maria Luiza Pereira disse que a 17° Brigada é uma parceira constante da Fhemeron e que a iniciativa de realizar a campanha nesse momento de final e início de ano é extremamente positivo, porque vai reforçar o estoque de sangue que está baixo. “Hoje por exemplo só temos 50 bolsas de sangue O+ e 50 de O-, sendo que o ideal seria ter um estoque de 100 bolsas de cada fator, pois são os tipos de sangue que mais tem procura”, afirmou a assistente social da instituição.

Voluntários

Para reforçar o estoque, a Fhemeron tem ligado para os doadores voluntários cadastrados na instituição para que venha fazer a doação. Lilian Suelen de Lima atendeu prontamente o chamado e antecipou a doação que seria feita somente no mês de janeiro de 2017. “Eu vim fazer a doação agora, pois sei que alguém pode precisar”, disse a doadora que vem de uma família de doadores de sangue de forma voluntária e consciente da importância desse gesto.

Deixe uma resposta