Browse By

Hospital de Câncer da Amazônia vai atender melhor pacientes e famílias

O deputado Só na Bença (PMDB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, visitou as obras de edificações do Hospital de Câncer da Amazônia que, no futuro, ampliará o atendimento aos pacientes portadores dessa doença. O HCA está sendo construído em Porto Velho, às margens da BR 364 (Porto Velho-Candeias do Jamari).

Acompanhado de assessores e integrantes técnicos da comissão, Só na Bença foi recebido pelo responsável pela obra, engenheiro civil Marcelo Ferreira Bonfim, que ingressou no Instituto Pio XII na adolescência. Esse Instituto é o mantenedor do Hospital de Câncer de Barretos-HCB, em São Paulo, e da Unidade de Porto Velho, conhecido pela população rondoniense por Barretinho.

Atualmente, os pacientes da área de oncologia são atendidos em unidades de saúde da capital, porém muitos casos são encaminhados para Barretos, causando um grande desconforto a eles e, para reduzir o índice de pessoas em trânsito, foi construído o Barretinho, ao lado do Hospital de Base.

Com o passar dos anos, observou-se a crescente demanda e, neste sentido, Henrique Prata – gestor de toda rede de tratamento oncológico – idealizou a construção de outra unidade em terras portovelhenses para ampliar o atendimento da população de Rondônia e estados circunvizinhos.

Para o deputado Só na Bença, que tem um grande envolvimento na área da saúde, o Hospital de Câncer da Amazônia contribuirá intensamente com pacientes e familiares, além de desafogar o fluxo nos hospitais públicos do estado.

“Temos que enaltecer o trabalho desempenhado pelo Henrique Prata que, sensível à fragilidade de pacientes e familiares, se dispôs a trabalhar pela construção dessa unidade do Hospital de Câncer, em Rondônia”, declarou Só na Bença.

O deputado Ele destacou, também, as atividades para arrecadação de fundos entre eles se destacam os leilões Direito de Viver; as latinhas de moedas, dispostas em diversos comércios; a aquisição do livro escrito por Henrique Prata, o qual retrata a história da origem do Hospital de Câncer de Barretos; shows musicais, em especial, com cantores sertanejos.

“São estes atos que expressam a solidariedade de toda a população – do grande empresário à pessoa mais humilde –, os quais tornam possível a construção dessa importante obra para toda a comunidade”, disse o deputado Só na Bença.

Deixe uma resposta