Browse By

Panificadora recebe selo de certificação para funcionamento em Cabixi

Maria Aparecida da Silva é uma agricultora familiar que trabalha com horticultura produzindo verduras e tubérculos em Cabixi, mas a vontade de fazer mais a deixou inquieta. Ela queria diversificar sua produção e aumentar a renda familiar. Foi assim que ela decidiu entrar para o ramo da panificação.

Com assistência técnica da Emater na atividade agrícola, Aparecida ingressou no PAA e então passou a vender a sua produção. Foi quando ela viu a oportunidade de fomentar ainda mais a renda familiar, ampliando o ramo da atividade e passou a produzir também pães e biscoitos caseiros.

“A minha intenção era vender para o comércio local e com isso poder dar mais condições financeiras para a minha família”, disse a agricultora.

Orientações

A atividade deu muito certo e para que ela pudesse produzir e fornecer um produto com melhor padrão de qualidade recebeu orientações e participou de cursos de Boas Práticas para manipulação dos produtos, higienização, limpeza e desinfecção de utensílios e do ambiente, realizado pelos extensionistas da Emater. A produtora também foi convidada a participar da oficina para manipulação de produto oferecido pelo Sebrae durante o Seminário Rural em Colorado do Oeste.  “Tudo para trazer um diferencial para a sua atividade, agregando qualidade e valor ao produto”, explicou o gerente local da Emater, Eliandro Marcio Perini.

Comercializar

Ainda com o apoio da Emater, da Seagri e da prefeitura de Cabixi, e incentivo do governo estadual, através do Prove, a família conseguiu regularizar a primeira agroindústria de pães e biscoitos caseiros, passando a comercializar de forma legal os produtos no município.

Com o selo do Prove, a atividade da agroindústria passou a ser acompanhada pela Emater e pela Vigilância Sanitária Municipal que junto à produtora conquistaram o Selo de Certificação para a agroindústria e o alvará de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária Municipal.

Segmento

Hoje, a indústria de pães e biscoitos “Lima e Silva” em Cabixi, tornou-se a primeira agroindústria no segmento de panificação no município. “O apoio da Emater e da Seagri foi essencial para regularização da agroindústria”, disse Ademar Zeni, diretor da Vigilância Sanitária, salientando que a regularização é fundamental para que os produtos possam chegar até o consumidor final com boa qualidade e procedência conhecida.

Deixe uma resposta