Browse By

Parque Natural Municipal é destaque como Unidade de Conservação em Rondônia

Cerca de R$ 86 mil em equipamentos foram recebidos nesta terça-feira pelo secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Brito, para utilização no Parque Ambiental de Porto Velho. São câmeras de monitoramento de vigilância, um drone equipado com câmera, rede para captura de animais, rede neblina para captura de aves e morcegos, câmeras fotográficas e filmadoras para trilhas, capazes de capturar imagens inclusive à noite.

Avaliando o fim de sua gestão e aproveitando para se despedir dos servidores lotados no Parque, Edjales garantiu estar deixando a unidade equipada e com capacidade de se manter preservada a floresta amazônica existente na área, que é de 390 hectares.

“Falo com absoluta convicção que o Parque Natural do Município de Porto Velho é a unidade de conservação mais implementada no Estado de Rondônia. Nós deixamos o Plano de Manejo aprovado, o georreferenciamento atualizado, a área toda demarcada, várias obras de infraestrutura que inda estão ocorrendo neste momento, como a acessibilidade nas trilhas, permitindo aos cadeirantes acesso à floresta, entre outros benefícios. Fico muito feliz de entregar ao município de Porto Velho, na gestão do Dr. Mauro Nazif, o Parque como a unidade mais implementada de Rondônia, como disse antes”.

Compensação

Representando a Santo Antônio Energia, a analista ambiental Betânia Bacelar explicou que os equipamentos fazem parte da Compensação Ambiental para o Município de Porto Velho.

A primeira etapa foi a reforma do museu e do prédio da administração do Parque Municipal que ocorreu entre 2014 e 2015. O saldo remanescente, segundo ficou acordado e aprovado pelo IBAMA, foi aplicado na compra de equipamentos de monitoramento do parque, que foram entregues esta semana.

Monitoramento

“Um veículo que será usado para auxiliar no monitoramento – que por motivos de transferência de propriedade – será entregue ainda esta semana. Já os móveis planejados para a operacionalização do museu serão entregues até fevereiro de 2017. Com isso, a Santo Antônio Energia quita as suas obrigações da Compensação Ambiental com o município e deixa para a sociedade porto-velhense este parque em condições de uso e monitoramento da fauna silvestre existente”.

O Parque Natural de Porto Velho está aberto a visitação de terça a sexta, das 7h às 13h e sábados e domingos, das 7h às 17h.

Deixe uma resposta