Browse By

Educação de trânsito é meta no contato com condutor em blitze

A educação no trânsito, aliada a uma nova forma de abordagem, é a aposta da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) que já iniciou suas operações nas ruas em busca da conscientização da população. Durante a tarde desta quinta-feira (5), agentes de trânsito do município em parceria com agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), realizaram uma blitz educativa na avenida Pinheiro Machado com o foco na orientação.

O secretário da Semtran, Marden Negrão, fez questão de estar presente na primeira ação do ano. Segundo ele, a ideia é mudar o relacionamento entre o condutor e o agente e mostrar que a proposta é baseada na segurança de todos os personagens envolvidos na mobilidade urbana.

“Nós queremos que as pessoas tenham segurança, mas pelo próprio conhecimento, segurança por saber portar-se no trânsito. As primeiras noções que estamos repassando é que o agente de trânsito não é um guarda,  ele é um educador, que preza pela segurança do pedestre, do ciclista, do motociclista, do condutor do automóvel particular, do passageiro do serviço de transporte individual ou coletivo”, explicou.

Influência

Foram cerca de duas horas de atividade com um total de 122 veículos abordados. Noções básicas de legislação e segurança foram repassadas por meio da distribuição de material impresso e conversa informal entre agentes, condutores e passageiros. “Estamos repassando informações na tentativa de reduzir os índices de acidentes, que hoje são causados principalmente por excesso de velocidade, direção sob influência de álcool e até pelo uso do celular. Pelo menos oito em cada dez pessoas que chegam ao Pronto Socorro, são vítimas de acidentes”, disse o agente Valbio da Silva Carvalho.

Todo o trabalho de mudança de comportamento continua em parceria com o Detran. “A população recebe muito bem, pois ainda existem dúvidas sobre a legislação, manutenção dos veículos, sobre documentação, então as campanhas educativas servem para orientar sem o intuito de punir”, esclareceu Acassio Paese, chefe de campanhas do Detran.

Instrutiva

Proprietário de uma motocicleta, o servidor público José Washington, aprovou a iniciativa. “É muito instrutiva e benéfica para a população, ajuda a inibir as pessoas para que não cometam as práticas erradas, tá certo”, parabenizou ao ser abordado.

Já sobre o calendário, Negrão garantiu que o trabalho educativo deve acontecer diariamente, incluindo programação especial para o início do ano letivo, focando no público infantil. “As equipes vão percorrer também as escolas, inclusive o serviço será oferecido aos hospitais onde tem criança e idoso, para assim passarmos essa informação para essas pessoas que poderão voltar para a rua com algum limite de mobilidade. Queremos eles como nossos multiplicadores”, concluiu o secretário.

Deixe uma resposta