Browse By

Vereador confere que estoque de remédios para DSTs e Aids está baixo em Vilhena

Cumprindo a atribuição dada pelo povo, o vereador Rafael Maziero (PSDB) visitou o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Vilhena, com o objetivo de fiscalizar a situação da entidade, e constatou o baixo estoque de medicamentos antirretrovirais para tratamento de AIDS, HIV, hepatites e DST.

“Exames de HIV, hepatites B e C, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis em Vilhena são feitos no SAE/CTA. Esse serviço, junto com o aconselhamento, acompanhamento e fornecimento dos medicamentos dados pelos profissionais da unidade, são importantíssimos para a Saúde de todo o município”, informou Maziero.

O acesso à testagem para o HIV, hepatites virais e outras DST são realizadas resguardando o sigilo, a confidencialidade e a liberdade de escolha, para todos os assistidos que procurem a entidade.

“Visitei a entidade e, em conversa com Maria Zilda Golin, psicóloga e gerente técnica do SAE/CTA, percebi que a situação da unidade não está adequada: faltam medicamentos e melhor emprego dos recursos. Agora, como vereador, posso atuar na fiscalização da aplicação das verbas, para que eles possam desempenhar esse papel fundamental para a população”, explica.

O SAE/CTA oferece a testagem gratuita, confidencial e anônima, partindo da educação em saúde e do aconselhamento como abordagens de redução de risco e vulnerabilidade.

“É um local pequeno, que tem poucos servidores, mas que faz um serviço extremamente relevante para toda a cidade. Assim, o dinheiro investido não é muito em comparação com o benefício que é devolvido à sociedade. Basta vontade política. Me coloquei à disposição da gerência do SAE/CTA para, juntos, melhorarmos a situação da entidade”, finalizou Maziero que é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa de Leis.

Deixe uma resposta