Browse By

Novo sistema online do Detran facilita vida de usuários

A partir da próxima quarta-feira (25), Rondônia contará com um novo sistema de emissão da documentação de veículos.  A iniciativa faz parte do projeto de modernização do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), que desde o ano passado vem se aprimorando.

Os serviços de habilitação foram os primeiros a migrarem para o novo sistema, e agora é a vez dos serviços de veículos.  Segundo a Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), a frota  no estado é de quase 900 mil veículos.

Cerca de 500 servidores e credenciados foram capacitados para atuarem no novo sistema de emissão de documentos de veículos (Emissão de taxas de multas, taxas de documentação, IPVA, situação atual do veículo e pendências de documentação). A implantação do sistema acontecerá a partir das 13h30 desta sexta-feira (20) com a migração de todos os dados do sistema antigo para o DetranNet.

Normalidade

Na segunda (23) e terça-feira (24) os serviços referentes à documentação de veículos ficarão suspensos para que sejam feitos os testes no novo sistema; e na quarta-feira voltam à normalidade em uma versão mais moderna e ágil.  ‘‘Com isso, vamos facilitar a vida dos usuários para que não precisem se deslocar até um dos 72 postos de atendimento do Detran-RO, e ao invés disso façam o serviço através do próprio computador, tablete ou smartphone’’, afirmou.

Segundo o diretor de Habilitação e Medicina de Trânsito em Rondônia, Acássio Figueira, a modernização do Detran é fruto dos esforços do diretor-geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante; e do governador Confúcio Moura em melhorar o atendimento aos rondonienses através do uso das melhorias tecnologias.

O novo sistema faz parte de um acordo de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, e começou a funcionar em abril de 2016 oferecendo agilidade na emissão de habilitação. O que, segundo o diretor, levou o Estado de Rondônia ser considerado o mais ágil do Brasil na emissão deste documento. O que antes demorava de 20 a 30 dias para ser entregue. Com o DetranNet é feito em cerca de 30 minutos.

Economia

Além da agilidade, o novo sistema também significa economia para o Estado de Rondônia. De acordo com o diretor de Habilitação e Medicina de Trânsito, antes o sistema era terceirizado e agora, com acordo de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, Rondônia ganhou um sistema moderno e sem custo.

‘‘O governador Confúcio Moura sempre nos apoiou, e inclusive ele é fã de tecnologia. Ele sempre pede ao diretor-geral um Detran mas ágil, menos burocrático e com mais facilidade para o usuário e essa implantação do sistema contou com o empenho do governador, desde que ele fez o ofício para o governador do Rio Grande do Norte solicitando a doação desse sistema’’, afirmou Acássio Figueira.

Deixe uma resposta