Browse By

Família rural investe em atividade agroecológica e adquire equipamentos

O casal de produtores rurais Kleber Chagas Castias e Edineia Possmosser de Lima, proprietários e moradores da chácara “Cantinho Meu”, na 4ª Linha mini, Lote 11-D, Gleba G, distrito de Nova Londrina, em Ji-Paraná, está satisfeito com a decisão que tomou. Agricultores tradicionais em horticultura, eles aceitaram o desafio de transformar sua produção em atividade agroecológica. Hoje, com apoio do governo estadual e assistência técnica da Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), comemoram a aquisição de um trator e a possibilidade de aumentar sua produção.

As atividades na propriedade de Kleber e Edineia são desenvolvidas pelo casal com o apoio do filho. Juntos eles cultivam alface, couve, cheiro verde, quiabo, abóbora e batata doce, verticalizaram sua produção e comercializam nas feiras e nos comércios da região. A família também foi incluída nas políticas públicas de incentivo governamental e é beneficiária do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Atividades

A assistência técnica à família é prestada pela Emater-RO, através da chamada pública de agroecologia, e hoje eles passam pelo processo de transição agroecológica, ou seja, estão mudando as práticas de suas atividades por uma prática de produção sustentável com perspectiva de preservação ambiental. “Falta pouco para que eles tenham 100% da sua produção agroecológica”, disse a extensionista Ana Beatriz Vilarin Sodré, responsável pela chamada pública da Emater local.

Fortalecimento

Toda essa mudança tem resultado em saldo positivo. Com o sonho de progredir na atividade, a família investiu na aquisição de máquinas e equipamentos, contratou um financiamento, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimento e adquiriu um trator Agrale 75, versão completa. Hoje trabalham com o intuito de aumentar ainda mais a sua horticultura.

Deixe uma resposta