Browse By

Prefeitura da Capital discute possibilidade de reativação da estrada de ferro

A revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em especial a linha ferroviária, para fins de passeios turísticos, foi tema de uma reunião na Promotoria de Habitação e Turismo do Ministério Público de Rondônia (MP). Entre os presentes ao encontro, que aconteceu na tarde de terça-feira (14), estavam a promotora de justiça, Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, a procuradora da República, Gisele Bleggi, o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo e o vereador, Aleks Palitot.

Desde que assumiu a gestão da capital, dr Hildon Chaves tem deixado claro que entre suas metas de administração está o uso do complexo como ferramenta de lazer e valorização cultural, assim como o fomento do turismo da cidade. A prefeitura ainda deve receber recursos de compensação da Usina de Santo Antônio, que será investidos na EFMM.

Parte desse recurso, de R$ 20 milhões, deve ser aplicado na restauração dos trilhos e funcionamento do trem até a cachoeira de Santo Antônio. As possibilidades para a reativação do percurso foram os principais pontos abordados na reunião, vez que, para o prefeito, esta deve ser uma decisão conjunta entre os órgãos ligados ao patrimônio histórico. “É preciso criar atrativos e estamos trabalhando com projetos que devem ser mais amplamente discutidos”, disse Hildon.

Deixe uma resposta