Browse By

Samir Ali solicita contratação de intérpretes em Libras em Vilhena

A indicação nº 048/2017 foi feita na segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 14. O vereador Samir Ali (PSDB) solicitou à prefeitura de Vilhena a contratação de dois intérpretes em Libras para atender a Associação dos Surdos de Vilhena (ASSURV).

Vilhena tem mais de 200 portadores de deficiência auditiva, segundo a Associação que conta com 75 filiados e realiza reuniões semanais num espaço cedido pela Igreja Videira.

Samir fez uso da tribuna e teve seu discurso traduzido pelas intérpretes voluntárias, Laura Paiva Leite do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Fernanda Emanuele, professora na Universidade Federal de Rondônia (Unir), a 30 surdos presentes no auditório.

A língua brasileira de sinais é a segunda língua oficial do país, não é mímica, nem gestos é uma língua. Muitos surdos, por não conseguir se comunicar, abandonam, ou nem ao menos chegam a frequentar a escola. Muitas vezes a família não tem conhecimento dos direitos. Essas pessoas não são incapazes, não têm nenhum problema cognitivo. Elas são surdas e têm uma linguagem própria que precisa ser respeitada.

Samir defende que é preciso que o município ofereça esse atendimento, que contrate intérpretes, mas intérpretes qualificados que passem por uma banca e que sejam avaliados para se certificar que dominam a língua de sinais para assim poder dar a essas pessoas a oportunidade de participarem da sociedade, de estudarem e de entrarem no mercado de trabalho.

“No último concurso da Prefeitura Municipal de Vilhena foi oferecida uma vaga para intérprete para atender todo o município. Como um surdo vai conseguir ir ao hospital a ser atendido, como vai explicar o que está sentindo se não há lá um profissional que domine Libras, como são atendidos em qualquer setor? Nos dias de hoje falamos tanto de inclusão de acessibilidade, mas eu me questiono como essas pessoas estão sendo tratadas em nosso município?”, finalizou Samir.

Deixe uma resposta