Browse By

Porto Velho: Juventude focada contra DST’s no Carnaval

A Prefeitura de Porto Velho também vai cair na folia de carnaval com o bloco “Prevenido é mais gostoso”, coordenado pelo Departamento de Juventude, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Fundação Cultural. O lançamento oficial do bloco aconteceu na tarde de quinta-feira (16), durante evento realizado no Mercado Cultural.

A ação consiste no trabalho de orientação baseado na prevenção. Uma equipe composta por aproximadamente 30 voluntários da Juventude e também da Semusa, que poderão ser identificados por meio de camiseta da campanha, inicia na sexta-feira, a distribuição de preservativos masculinos e femininos e ainda material explicativo.

Gravidez indesejada

“Queremos conscientizar o folião quanto à gravidez indesejada e principalmente sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis”, explicou o diretor do Departamento, Raildo Sales de Andrade.

Para isto, será montada uma tenda na concentração de pelo menos nove blocos, atuando diretamente in loco. O estoque disponível é de 40 mil preservativos, baseado no quantitativo do ano passado. A programação encerra apenas no dia 24. “Trabalhando no local das festividades é mais fácil atingir esse público, que durante a folia, acaba ignorando a importância de se proteger”, completou Raildo.

Até o primeiro semestre do ano passado, Rondônia registrava 4.266 casos de HIV, sendo a maioria homens. Os dados são do Núcleo de DST/Aids, Hepatites Virais da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Os jovens relaxaram na prevenção da doença e o número de infectados entre a faixa etária de 20 e poucos tem aumentado.

Deixe uma resposta