Browse By

Produtores rurais de Cacoal recebem, gratuitamente, mais de 30 mil mudas de café

Em solenidade ontem (2), em Cacoal, foram entregues mais de 30 mil mudas de café clonal aos produtores. No total, serão mais de três milhões de mudas que o governo estadual destinará aos produtores rurais rondonienses. Até outubro, serão mais de 190 mil mudas, somente em Cacoal.

“A entrega dessas mudas é de extrema importância. Quando surgiu a Câmara Setorial do Café, esse foi um pedido feito ao governo para incentivar o plantio em Rondônia, alavancando a produção. O governador Confúcio Moura autorizou de imediato a aquisição das mudas que são genuinamente rondonienses, adquiridas nos viveiros do estado”, disse o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequiel Braz da Silva Neto.

Segundo ele, apenas na região de Cacoal existem 30 mil famílias envolvidas com a produção de café. Os produtores que receberão as mudas do clonal se cadastraram junto à Secretaria Municipal de Agricultura. Cada um tem direito a adquirir até 2.500 mudas.

“Temos cadastrados 157 produtores. Hoje nós estamos atendendo a 20 produtores, mas até outubro todos serão atendidos. O produtor está recebendo muda a custo zero, e isso traz muitos benefícios. O que ele economiza na aquisição de mudas poderá investir em sua propriedade,”, explicou o secretário municipal de agricultura de Cacoal, Donizete Sousa Silva.

Na entrega, os produtores rurais se mostraram satisfeitos com a iniciativa do governo de Rondônia e animados com os investimentos. “Estamos muito contentes. Eu, minha esposa e nosso casal de filhos, vivemos disso. Trabalhamos em um regime de agricultura familiar mesmo, todo mundo junto”, destacou Gilmar Felberg, morador da Linha 14

Para o secretário regional de Governo, Charles Pereira, a entrega das mudas mostra o comprometimento do governador Confúcio Moura com a agricultura familiar e com o café, um símbolo da cidade de Cacoal.

Deixe uma resposta