Browse By

Lazinho sugere drones no combate ao Aedes aegypit

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) indicou ao governo do Estado e Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) a realização de parcerias com os municípios para a utilização de drones nas ações de combate aos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, transmissores da dengue, zica, febre chikungunya e febre amarela.

O deputado explica que a proposição tem por objetivo possibilitar maior efetividade no combate aos mosquitos, localizando possíveis focos. “O drone é uma tecnologia equipada para resistir a trabalhos pesados e ambientes hostis, que pode ter várias finalidades”, justificou Lazinho.

O parlamentar salientou que os equipamentos seriam utilizados sobrevoando bairros, imóveis abandonados, talvez locais que registrassem um aumento de casos, e através de vídeos ou fotos conseguiriam identificar pontos escondidos, como calhas, caixas d’água destampadas, lajes com água parada.

Lazinho destaca que o equipamento tem sido utilizado em vários estados como auxiliar do combate aos mosquitos transmissores, como Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

Criadouros

Rondônia também poderá, através do uso de drone, destacou Lazinho, “ter o índice de contaminação pelo mosquito, diminuído, já que a identificação de criadouros se dará de forma muito mais rápida”, acredita o deputado.

“É fundamental que as medidas de eliminação dos criadouros possam ser reforçadas e o drone virá contribuir para essa finalidade, identificando os terrenos, seus proprietários e por fim, notificando, caso não seja providenciada a limpeza”, completou.

Deixe uma resposta