Browse By

Palácio das Artes Rondônia recebe mais de 200 espetáculos em 3 anos de funcionamento

Utilizado por artistas locais e nacionais, o Teatro Estadual Palácio das Artes, ligado à Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realizou, desde sua inauguração em setembro de 2014, mais de 200 espetáculos, uma média de seis por mês.

Neste 27 de março, quando se comemora o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro ligado à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Gilca Macedo Lobo, artista e assessora técnica do teatro, fala da importância do público atual na era da internet.

“Temos um retorno gradativo. Estamos sempre alimentando nossa página virtual e trazendo para a população artistas que são famosos no mundo virtual e real”, disse Gilca.

Segundo ela, esta visão é importante para trazer público de diferentes faixas etárias para o teatro. O espaço conta com uma sala de ensaio, sala de cenário, que dá acesso de fora direto para o palco, cabine de som e luz, mezanino com 96 lugares, cortina elétrica, oito lugares para cadeiras de rodas, seis camarins, bilheteria com três guichês, além do hall de entrada que muitas vezes é usado para exposição e dois foyers, espécie de salão de acesso.

Já o Teatro Guaporé possui sete varas de iluminação e mais duas de cenário, uma coxia ampla, bilheteria com três guichês, um hall, um foyer para espetáculos pequenos, com público menor que 300 espectadores.

Para o titular da Sejucel, Rodnei Paes, a repercussão desses quase três anos do teatro estadual da capital ainda é pouco perto do que o estado deve alcançar.

Segundo a Funpar, eventos de dança, peças teatrais, musicais, espetáculos nacionais e internacionais têm fomentado o teatro. O Encontro Beradêro em Dança (Eita), que terá sua quarta edição em 2017, teve duração de nove dias em 2016, quando foram  oferecidas oficinas totalmente gratuitas.

Deixe uma resposta