Browse By

Abertas inscrições para a semana de enfrentamento ao uso de álcool e drogas

Programada para o período de 25 a 30 de junho, a Semana de Enfrentamento ao Uso do Álcool e outras Drogas, edição de 2017, quer ir mais longe em seus objetivos. Além da discussão deste problema de saúde pública, pretende capacitar o maior número possível de técnicos que atuam nas redes pública e privada de saúde, assistência social, educadores e junto à sociedade assistencial para prevenção à dependência química.

Para isso, o governo de Rondônia montou uma vasta programação para o auditório do Oscar Hotel em Porto Velho, com Workshop de Terapia Comunitária Integrativa e Curso para Comunidades Terapêuticas, eventos que serão orientados pelo professor doutor em psiquiatria Adalberto Barreto, autoridade mundial em antropologia e terapia familiar, criador da metodologia da Terapia Comunitária Integrativa; o professor Maurício Landre, assistente social, especialista em dependência química e mestrando em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e o médico psiquiatra Jairo Bouer sobre o uso indevido de álcool e outras drogas na atualidade, esse último nas instalações do Teatro Estadual Palácio das Artes.

Gratuitas e abertas a todos os técnicos e pessoas interessadas ou que trabalham em instituições e entidades de apoio a dependentes, as inscrições foram abertas ontem, segundo informou a psicóloga Dionéia Martins, gerente de Tratamento da Superintendência de Políticas sobre Drogas do Governo de Rondônia (Sepoad).

Os inscritos poderão tomar parte de uma série de outras atividades que serão desenvolvidas por comunidades e por escolas da capital. As inscrições podem ser feitas no portal do governo (www.rondonia.ro.gov.br/sepoad).

Importa destacar que, muito além de ser um momento para reflexão ou apenas para marcar o dia internacional de combate ao tráfico e uso indevido de drogas, esta semana é uma das estratégias do governo estadual, desde 2013, para o desencadeamento de diversas ações para o enfrentamento da problemática de saúde pública gerada pelo uso de álcool e outras drogas. Assim como em vários países do mundo, o Estado de Rondônia vem fazendo todo esforço por meio de seu órgão gestor da política sobre drogas, realizando eventos e campanhas nesta e em outras datas, com o objetivo de mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas.

Deixe uma resposta