Browse By

Vale do Guaporé tem etapa dos Joer 2017 com resgate de valores

O secretário estadual de Educação (Seduc), Waldo Alves, qualificou os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) como atividade motivadora da integração e do resgate de valores e de cidadania. A declaração dele ocorreu na cerimônia de abertura da etapa regional Vale do Guaporé, realizada na noite de sexta-feira (28), no ginásio de esportes Joel Fontes, em Costa Marques, na fronteira com a Bolívia.

“O Joer é integração. É momento de interação, respeito e harmonia durante as competições”, disse o secretário, pedindo aos alunos-atletas o comprometimento na participação das partidas e das provas programadas para ocorrer até amanhã.

A etapa Vale do Guaporé reúne 486 estudantes de 40 escolas públicas municipais e estaduais das cidades de São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, Costa Marques e dos respectivos distritos. Toda competição está sendo realizada em praças esportivas de Costa Marques, que sediou os Jogos pela última vez há 15 anos.

As modalidades disputadas são: judô, karatê, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, futsal, handebol, voleibol e futebol. O basquetebol, a exemplo das demais etapas regionais, será realizado em outra ocasião devido à nova licitação da arbitragem. Os campeões, em todas as modalidades e categorias, serão classificados para as etapas estaduais que ocorrerão em agosto em Ji-Paraná (Infantil, 12 a 14 anos) e em outubro em Porto Velho (Juvenil, de 15 a 17 anos).

Abertura

A abertura oficial do Joer em Costa Marques seguiu o protocolo cerimonial dos eventos esportivos realizados pelo governo estadual. A solenidade iniciou com a composição de mesa de autoridades e em seguida o desfile das delegações das cidades do Vale do Guaporé.

A cerimônia seguiu com os juramentos e apresentação de dança. Em seguida, a tocha olímpica foi conduzida pelos atletas até o acendimento da pira olímpica para o encerramento da cerimônia, que contou com a participação de várias autoridades federais, estaduais e municipais.

Os Jogos Escolares de Rondônia é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), que tem o objetivo de incentivar os estudantes à prática desportiva estimulando o surgimento de novos talentos do esporte de alto rendimento. “O esporte escolar é essencial na formação física e do caráter do estudante”, disse o gerente da Gefece, o professor Ítalo Aguiar, ao final da cerimônia de abertura. Durante a etapa regional do Joer em Costa Marques será realizado também o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera).

Deixe uma resposta