Browse By

Visita técnica abre horizontes para produtor rural do setor cafeeiro

O produtor rural Elias Petri, de Cacoal, trabalha com café desde pequeno, e há 42 anos está em Rondônia. Elias participou da visita técnica a entidades e propriedades cafeicultoras do Espírito Santo, viabilizada a um grupo de 12 produtores rurais pelo convênio entre Sebrae e Suder, n° 120/PGE/2016. Trouxe na bagagem muita informação e a vontade de colocar em prática o que constatou durante os dias de aprendizado.

Foram visitadas a maior cooperativa da cafeicultura capixaba Cooabriel, a Fazenda Café Venturim, que atualmente produz cápsulas do próprio café, o Sítio Calvi, a Fazenda Venezuela, a Associação de Pequenos e Médios Produtores da Travessia e a Fazenda Experimental de Marilândia, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Nas visitas, seu Elias percebeu que a produtividade da sua propriedade é superior à média capixaba e ficou muito empolgado. Após a visita à Fazenda Venturim, enxergou a possibilidade de adquirir em até dois anos uma despolpadora que possibilitaria um beneficiamento de sua propriedade, pois já possui secador.

Oportunidade

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata Júnior, lembrou aos produtores da oportunidade que este conhecimento adquirido na visita técnica proporciona e que o Sebrae em Rondônia vem adotando uma estratégia diferenciada para o Café de Rondônia.

Capacitações

Complementando, o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Silva, reforçou a importância das capacitações oferecidas ao longo do projeto de cafeicultura do Sebrae, mencionando a importância da participação do Governo de Rondônia neste Projeto.

Seu Elias tem ainda muito vívida em sua memória a superação na jornada e o conhecimento adquirido na palestra oferecida aos produtores rurais durante a Rondônia Rural Show deste ano.

Deixe uma resposta