Browse By

Prefeitura de Ji-Paraná lança Projeto Trânsito Legal

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (Semdae) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, ontem, o lançamento oficial do Projeto Trânsito Legal “Garanta seu caminho, dirigindo certinho”.

O projeto tem por finalidade promover a conscientização dos pais motoristas, formar futuros condutores e a prevenção de acidentes no trânsito de Ji-Paraná. Para tanto, será implementada a formação, inicialmente, em seis escolas da área rural do Município. Já para as escolas da área urbana, o projeto é realizado em Parceria com o Detran-RO.

Cada uma destas escolas escolherá um professor/monitor que será capacitado pela equipe técnica da Semed e por agentes de trânsito da AMT para atuar no Projeto.

Audiovisual

O Projeto Trânsito Legal conta com uma coleção de livros didáticos e material audiovisual – vídeos institucionais, bonés e camisetas que serão disponibilizados aos alunos participantes. Os vídeos institucionais do Trânsito Legal também serão veiculados na mídia local, bem como serão distribuídos pela cidade folders, faixas, cartazes, e outdoors.

Ao final do período de aprendizagem, os 1.022 alunos do 1º ao 9º Ano participantes do Trânsito Legal receberão certificados, uma carteirinha de Agente Mirim de Trânsito, constando o nível/série em que se encontra e um adesivo para veículos com os dizeres “Fiscalizado por um agente de trânsito mirim”, que servirá como incentivo para que os pais possam participar ativamente do Projeto. O Trânsito Legal tem início neste mês de setembro e segue até o final do ano, sendo reiniciado em 2018 devendo ser estendido às demais unidades de ensino da Rede Municipal.

Participam, nesta etapa do Projeto Trânsito Legal, as escolas municipais Antônio Prado , Nova Aliança, Paulo Freire, Professor Irineu Antônio Dresh, Tupi  e Ulisses Matosinho Peres de Pontes.

Competência

Os formadores do Trânsito Legal serão os agentes de trânsito Ariane Ramos da Silva Reis, Hélio Costa Carvalho, Aécio Santiago Moraes e Vanice Hellen Neri Boaro.

“É difícil a gente recepcionar projetos que parecem não ser da nossa competência, mas nossos índices, os índices do trânsito no nosso Estado nos fazem refletir. Por isso que pedimos o envolvimento de todos nesse projeto, porque a violência no trânsito em nossa cidade, em nosso Estado, em nosso País é uma realidade alarmante e precisamos fazer alguma coisa para mudar isso”, justificou a secretária de Educação interina, professora Márcia Regina de Souza, ao explicar que serão utilizadas, além das mídias convencionais como a TV e as emissoras de rádio, as redes sociais para atingir o maior público possível.

Já o prefeito Jesualdo Pires além de agradecer as parcerias e a equipe técnica da Semed pelo desenvolvimento do Projeto Trânsito Legal, destacou a importância de se debater as questões do trânsito nas escolas, para alunos das séries iniciais, com o intuito de formar futuros motoristas conscientes.

“É realmente na tenra idade, nas crianças, nos jovens é que se consegue resolver as questões no Brasil. É nessa idade que temos que investir no ser humano. De pouco adianta tentar convencer aquelas pessoas com mais idade, que já têm um hábito errado de avançar o sinal vermelho, ultrapassar pela direita…infelizmente é assim”, declarou o prefeito.

Deixe uma resposta